terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O CONCEITO DO DESENHO UNIVERSAL



O Desenho Universal é um modo de concepção de espaços e produtos
visando sua utilização pelo mais amplo número de usuários, incluindo
crianças, idosos e pessoas com restrições temporárias ou
permanentes.
Baseia-se no respeito à diversidade humana e na inclusão de todas as pessoas nas
mais diversas atividades, independente de suas idades ou habilidades.
A meta é atingir um desenho de qualidade no qual, além de requisitos estéticos, é
fundamental o fácil entendimento sobre o uso (legibilidade), a segurança e o
conforto para todos. Logo não significa conceber espaços especiais para pessoas
especiais mas, sim, dotar o espaço de qualidades que beneficiem a todos.
Cabe a ergonomia ajudar a transformar positivamente as condições de
trabalho para as pessoas com restrições, tanto à nível organizacional
quanto ambiental. É neste último – ambiente físico, mobiliário e
equipamentos – que os conhecimentos específicos do desenho
universal são fundamentais.

AS DIFERENTES RESTRIÇÕES

Há uma dificuldade em classificar as deficiências, principalmente devido ao seu
largo espectro.
Há portanto variações na classificação entre os países, segundo os médicos,
educadores, etc.
Para a ergonomia: classificação conforme o ambiente e os
equipamentos relacionados às necessidades especiais dos usuários.
(sob este enfoque, uma pessoa pode possuir uma deficiência e não ser deficiente.
ex: indivíduo que quebra uma perna, e não encontra dificuldade para realizar
atividades no seu trabalho).

RESTRIÇÃO: indica o grau de dificuldade que cada indivíduo possui para realizar
alguma atividade.
Termo utilizado pela Organização Mundial da Saúde (International Classification of
Functioning, Disability and Health), de 2001.
Restrição sensorial: refere-se às dificuldades na percepção das informações
do meio ambiente devido a limitações nos sitemas sensoriais (auditivo,
visual, paladar/olfato, háptico e orientação);
Restrições cognitivas: refere-se às dificuldades no tratamento das
informações recebidas (atividades mentais) ou na sua comunicação através
de produção linguística devido a limitações no sistema cognitivo;
Restrições físico-motoras: refere-se ao impedimento, ou às dificuldades
encontradas em relação ao desenvolvimento de atividades que dependam de
força física, coordenação motora, precisão ou mobilidade;
Restrições múltiplas: decorrem da associação de mais de um tipo de restrição
de natureza diversa.

CAUSAS DAS RESTRIÇÕES

Qualquer indivíduo pode ter restrições no desempenho de uma atividade.
1. deficiência
2. idade avançada
3. condições sócio-culturais
4. desenho do ambiente

NO BRASIL

ONU: entre 10% e 15% de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, que
varia conforme seu grau de desenvolvimento.
Quando a estimativa gira em torno de 10%, a distribuição das porcentagens para
cada tipo de deficiência é estimada da seguinte forma:
5% para mental
2% para física
1,5% para auditiva
1% para múltipla
0,5% para visual
Censo do IBGE: 14% da população brasileira é atingida por algum tipo de
deficiência.
Por Cristiane Santiago

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